sexta-feira, 8 de maio de 2020

Atividade de Ciências 04/05 a 08/05


ATIVIDADES AVALIATIVAS
E.E. PROFª CLEOMAR DE BARROS CASTILHO MARQUES
NOME DO ALUNO:
SÉRIE/ANO:
DATA: ___/___/2020
1º BIMESTRE
NOTA:
NOME DO PROFESSOR: Suzana Regina Silveira Costa Soave
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
(EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais, tais como chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira e outros, de acordo com o tipo de transformação de energia (elétrica para as energias térmica, luminosa, sonora e mecânica).
ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS
ü  Pesquise sobre o histórico da energia elétrica;
ü  Pesquise o consumo dos eletroeletrônicos usados no cotidiano;
ü  Pesquise sobre o consumo consciente e o que isso significa e como pode impactar em economia financeira..
RECURSOS OU FERRAMENTAS
ü  Utilize o caderno de Ciências para registro das pesquisas e observações realizadas nos vídeos;
ü  Relembrar a aula proposta no aplicativo CMSP do dia 30/04/2020, disponível no canal do CMSP no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=w2XTYO0Uxck&t=2279s)
ü  Assistir os vídeos nos links abaixo:
INSTRUMENTO PARA VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM
ü  A pesquisa e as anotações serão corrigidas assim que retornarmos as aulas, é importante que realizem as atividades semanalmente para que não se acumulem.


quinta-feira, 7 de maio de 2020

Atividade de Inglês 8º A/B-27/04 á 30/04- Professora Márcia Costa



EE PROFª. CLEOMAR DE BARROS CASTILHO MARQUES
PROFESSOR:  Marcia Costa
ANO/SÉRIE: 8 A/B
DISCIPLINA: Inglês
Data:
ATIVIDADE: Interpretação de texto
HABILIDADE:  EF08LI03
OBJETIVO: Compreeensão de texto
DURAÇÃO DA ATIVIDADE:  90  minutos (2 aulas)
AVALIAÇÃO FEEDBACK: Resolução de exercícios



1.            Traduza os  textos e responda as questões abaixo: 

Michael Schumacher is the best Formula One race-car driver in the world. His nickname is “Schumi”. He is from Germany, but he lives in Switzerland. His birthday is on January 3rd. He is married and he has two children – one son and one daughter. His brother Ralf is also a famous race-car driver. He likes soccer, tennis, skiing and swimming. He is handsome... 
Formula One racing is very dangerous. Schumi doesn’t like driving in the rain. Sometimes he is scared, but he still loves racing. 

a.                   a)Quem é Michael Schumacher de acordo com o texto?_________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
b.                 b)Qual o apelido dele? __________________________________________________________________________ 
c.                  c)Onde ele nasceu e onde ele mora?_______________________________________________________________ 
d.                 d)Em que dia ele nasceu?________________________________________________________________________ 
e.                 e)Ele é casado? Tem filhos? Se sim quantos? ________________________________________________________ 
f.                   f)Ele tem irmãos? ______________________________________________________________________________ 
g.                  g)Quais esportes ele pratica?_____________________________________________________________________ 
h.            h)O que o texto diz a respeito da Fórmula 1? ________________________________________________________ 

CHRISTMAS STORY 
Becky and her littçe brother were good kids, but a few times, they were not so nice. Christmas was near and Becky was worried. People say that Santa brings presents to nice kids and a rotten apple to naughty kids. Becky was not sure what they were going to get. 
When it was Christmas Eve, Becky and her brother put a plate with cookies and a glass of milk in the dining room for Santa Claus. Their Christmas tree was beautiful and their stockings were by the fireplace in the living room. In the morning, the two kids were up as soon a the first sunlight was in their bedroom. In the dining room, the plate and the glass were empty and they ran  to the living room. They were so happy to see that the room was shinning with colorful presents and their stockings were full! 
1.    1- Responda as questões sobre o texto: 
a.    a) De que Becky e seus irmãos estavam com medo? 
_________________________________________________________________________ 
b)Qual o nome do Papai Noel em inglês? _____________________________________

c) O que Papai Noel dá de presente para as crianças que se comportam mal? 
__________________________________________________________________
d)O que as crianças deixaram para Papai Noel na sala de jantar? 
______________________________________________________________________
e.    e) O que Becky e seu irmão encontraram na sala de jantar no dia de natal? _____________________________________________________________________ 



3- Associe corretamente as palavras em inglês com suas respectivas traduções para o português, depois, escolha a opção correta.
(A) Berr                      (   ) Carne
(B) Water                    (   ) Água
(C) Milk                      (   ) Irmã
(D) Juice                    (   ) Mãe
(E) Mother                  (   ) Café
(F) Sister                    (   ) Cerveja
(G) Coffee                  (   ) Suco
(H) Meat                     (   ) Leite

A alternativa que contempla a sequência corretamente é
a) H / B / E / F / G / A / C / D
b) H / B / F / E / G / A / D / C
c) C / B / F / E / D / H / G / A
d) C / A / E / F / G / B / D / H
e) H / B / F / E / A / G / D / C


4- Preencha corretamente os espaços com o verbo “to be” e depois marque a opção correta:
I _________very happy today.
We ____ students
She _______ a good student.
They _______in the classroom.

A alternativa abaixo que completa a sequência corretamente acima é
a) am / is / are / are
b) am / are / is / are
c) are / is / are / are
d) is / is / are / am
e) am / are / are / is 



Plano de aula de Inglês 8º A/B - 27/04 à 30/04- Professora Márcia Costa


Michelle - Português


Atividades propostas conjugar os verbos nos seguintes tempos verbais, presente do indicativo, 
pretérito e futuro.
Ex: verbo: amar

PRESENTE


Eu amo, tu amas, ele ama, nós amamos, vós amais, eles amam
Eu bato, tu bates, ele bate, nós batemos, vós bateis, eles batem
Eu parto, tu partes, ele parte, nós partimos, vós partis, eles partem

Pretérito perfeito

Eu amei, tu amaste, ele amou, nós amamos, vós amastes, eles amar
Eu bati, tu bateste, ele bateu, nós batemos, vós batestes, eles bateram
Eu parti, tu partiste, ele partiu, nós partimos, vós partistes, eles partiram


FUTURO
Eu amarei, tu amarás, ele amará, nós amaremos, vós amareis, eles amarão
Eu baterei, tu bateras, ele baterá, nós bateremos, vós batereis, eles baterão
Eu partirei, tu partiras, ele partirá, nós partiremos, vós partireis, eles partirão

Agora é sua vez!
Conjugue os verbos abaixo no presente, pretérito e futuro do indicativo.
agir, pedir,ouvir, ficar,corrigir, crer, conhecer,precisar,voltar,deixar,fugir, cumprir,descer,prover,existir,fechar,encher, perdoar,rever.




Entregar no retorno as aulas ou no e-mail michelleroda@hotmail.com



quarta-feira, 6 de maio de 2020

Arte - Instrumentos de matrizes indígena e africana - Aulas do dia 28/04 e 05/05

Olá meu 8º ano querido!!!
Super saudade de vocês, viu?!
Quero muito que vocês estejam bem!
Beijos
Erika


1-)Acessar os sites abaixo e ler os textos com atenção.



2-)Pesquisar os sons e os instrumentos no youtube.

3-)Responder as questões que estão no link abaixo:



PROFESSORA: BARBARA FLORES

DISCIPLINA: GEOGRAFIA
 
CONTEÚDOS:
- Analisar os deslocamentos populacionais pelo espaço geográfico (migrações e  deslocamentos  forçados)
- compreender como as migrações se desenvolveram ao longo da historia da humanidade, desde sua dispersão do continente africano até o momento atual.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
- EF08GE01: identificar e descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os  principais fluxos migratórios e analisar os fatores históricos, políticos, econômicos, culturais e condicionantes físico-naturais  associados à distribuição da população humana, pelos continentes, em diferentes períodos.
     
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
 - assistam a vídeo aula do CMSP (05/05)
 - retomada dos conceitos de migração (disponível no link abaixo, arquivo em vídeo;
 - análise de imagem;

RECURSOS:
 - caderno
 - arquivo em vídeo, imagens disponibilizadas aqui.
 - internet (pesquisa)

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Desenvolvimento das atividades propostas. Devolutiva através dos canais: app CMSP, e-mail: barbarafba2@gmail.com ; presencialmente, quando for possível retornar as aulas nessa modalidade.

Nº DE AULAS PREVISTAS: 2

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 05/05/2020 a 12/05/2020

     Retomada dos conceitos básicos referentes ao tema MIGRAÇÕES.



Apresentação de vídeo. 


Comentário professora: especial atenção para os motivos que levam as pessoas a migrarem e a classificação quanto às migrações, sejam elas livres ou forçadas, e ao conceito de refugiado.

ATIVIDADE 1: Leitura e análise de Imagem

Na foto, imigrantes desembarcaram na ilha de Lesbos, Grécia. 2015


Perguntas:


  1. Quais poderiam ser as origens desses imigrantes?
  2. Quais foram os motivos que levaram eles a saíram de seu país de origem?
  3. Para você, parece uma migração legal ou clandestina? Justifique.
Comentário da professora: Sugestão para responder a primeira e segunda, pesquise por quais conflitos o mundo estava passando em 2015, quais eram próximos da Grécia. Se não tiver como pesquisar, apenas responda a terceira questão. 

tecnologia



PROFESSOR: DANILO APARECIDO RODRIGUES

DISCIPLINA: TECNOLOGIA 

CONTEÚDOS  REFERENTE:  A TODO CONTEXTO DE TECNOLOGIA AO ENTENDIMENTO HUMANO E SOCIAL

HABILIDADES :DESENVOLVER O SENSO CRITICO SOBRE A REALIDADE QUE VIVEMOS NO NOSSO  DIA- DIA.  E APLICAR A TECNOLOGIA PARA O MELHORAMENTO DE VIVENCIA EM NOSSA  REALIDADE SOCIAL 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:   AULAS EXPOSITIVAS E APLICAÇÕES DE PESQUISAS NA INTERNET ATRAVÉS DE MÍDIAS  DIGITAIS 

PLANTÃO DE  DÚVIDAS :‎ WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/ILZDbE35YBV79TlRZPxTjj
















 VÍDEO   AULA HISTORIA DA TECNOLOGIA

terça-feira, 5 de maio de 2020



DIRETORIA DE ENSINO DE JAÚ
EE PROFESSORA CLEOMAR DE BARROS CASTILHO MARQUES
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE



M ODELO DE ATIVIDADES À DISTÂNCIA
1. PROFESSOR
Ana Paula Fuzinelli Figueiredo
2. TURMA
6ºs A e B/ 7ºC/8ºA/9ºA
3. DISCIPLINA:
PROJETO DE VIDA
4.   CONTEÚDOS:
AUTOCONHECIMENTO
5. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Reconhecer características próprias positivas e negativas

6. DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Destacar qualidades e defeitos;
Montar uma breve descrição com fotos das coisas, de que o aluno mais gosta
Inscrições abertas para oficina 'Trabalho e Projeto de Vida ....
7. RECURSOS:
Pesquisas em internet;
Apostila do aluno.
Aulas do CMSP.
8. AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Retorne o conteúdo através dos e-mails: paulafuzinelli36@gmail.com ou nomeanapaulafigueiredo@yahoo.com.br 
ou pelo WhatsApp 14-99644-0762
Se não tiver condições de retornar dessa forma, fazer no caderno e no retorno às aulas, darei visto.

9. Nº DE AULAS
 PREVISTAS

2 por turma
10. PERÍODO DE REALIZAÇÃO 27/04//2020 a 30/04/2020
11. PROFESSORAna Paula Fuzinelli Figueiredo
12. VALIDADO EM
        /          /2020


Atividades


O que você mais gosta de fazer?

Faça uma breve descrição de seus hobbies, das coisas que te agradam e também das coisas que ainda almeja conquistar.
E busque dentro de você e responda, para você o que é conceito de felicidade?

Até uma próxima, amorecos!!!
ou pelo WhatsApp 14-99644-0762
 PROFESSOR: BARBARA FLORES

      DISCIPLINA: GEOGRAFIA
     
      CONTEÚDOS:
- mudanças no perfil demográfico.
- analise de pirâmides etárias;
-    - hipóteses que levam a essas transformações e consequências dessas transformações.

      HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: EF08GE03: Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, aplicar os indicadores demográficos e analisar as mudanças sociais, culturais, políticas, ambientais e econômicas decorrentes da transição demográfica, em diferentes regiões do mundo.

      DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
- assistir vídeo aula CMSP (04/05)
- sistematização de categorias da demografia como crescimento vegetativo (positivo e negativo), taxa de natalidade e mortalidade entre outros.
-    - leitura e analise das Pirâmides Etárias do Estado de São Paulo.

      RECURSOS:
- caderno
-     - imagens de Pirâmides Etárias.

     AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Desenvolvimento das atividades propostas. Devolutiva através dos canais: app CMSP, e-mail: barbarafba2@gmail.com ; presencialmente, quando as aulas retornarem dessa forma.

    Nº DE AULAS PREVISTAS: 2

    PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 05/05 a 11/05/2020

Retomar os conceitos demográficos passado em aula (segue aqui também)

Crescimento vegetativo: quando o número de mortes é inferior ao de nascimentos. Porém o crescimento pode ser negativo, isso ocorre quando o número de mortes é superior ao de nascimentos.
Natalidade: número de nascimentos. Geralmente mais alto em países em desenvolvimento e menor em países desenvolvidos.
Fecundidade: número médio de filhos que cada mulher teria.
Mortalidade infantil: número de crianças que morreram no primeiro ano de vida a cada mil nascimentos.
Expectativa de vida: média de anos que a população de um país ou de uma região vive.
Pirâmides Etárias: São indicadores populacionais que, por meio de gráficos, permitem a análise da dinâmica populacional de um determinado local segundo faixas etárias (idades) e de sexo.

Interpretando uma pirâmide etária:
- quando a base da pirâmide (parte de baixo) de um país sofre transformações, interpretamos que há mudanças na taxa de natalidade.
- o estreitamento da base da pirâmide é uma evidência da queda de natalidade e indica uma parcela menor de crianças e jovens no conjunto da população.
- Se o topo da pirâmide é estreito em relação a base, a taxa de mortalidade está elevada e a expectativa de vida é baixa.

Atividade 1: análise pirâmide etária do Estado de São Paulo.



FONTE: ibge.gov.br

Temos aqui, a pirâmide atual (2020), e uma projeção para 2060, levando em consideração o ritmo de crescimento e a dinâmica demográfica do Estado.
Faça uma análise das duas pirâmides, como a população esta distribuída nas faixas etárias, podemos considerar o Estado de SP, jovem, adulto ou idoso. Quais são as consequências desse tipo de dinâmica (que tipo de problemas ou vantagens podem ser apresentadas), quais são as hipóteses (o por que dessa estrutura da relação base e topo)  para a mudança apresentada na projeção de 2060.