segunda-feira, 15 de junho de 2020

FABIANO - MATEMÁTICA

DIRETORIA DE ENSINO EE _PROFa CLEOMAR DE BARROS CASTILHOS MARQUES

ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE

1.            PROFESSOR

FABIANO ALVES DA SILVA            2.            TURMA: 8º A

3.            DISCIPLINA:               MATEMATICA         

4.            CONTEÚDOS:          ÁLGEBRA.   

     Equivalências e transformações de expressões algébricas

5.            HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 Compreender o uso de letras representativas de números.

 Generalizar padrões em sequências por meio de expressões algébricas.

 Reconhecer equivalências entre expressões algébricas.

 Realizar operações simples com polinômios.

6.            DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

• Expressar algebricamente padrões observados em sequências.

• Reconhecer equivalências entre expressões algébricas

7.            RECURSOS:

     Livro didático

     Caderno do Aluno Pesquisas:

     Atividades do Caderno São Paulo faz Escola; Aprender Sempre;

     Para pesquisas e vídeo aulas;

     Centro de Mídias SP

8.            AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Caderneta digital e escrita

Realização da atividade no caderno do aluno

Acesso à plataforma etc.

9.            Nº DE AULAS PREVISTAS 4 aulas

10.          PERÍODOD DE REALIZAÇÃO 15/06/2020 a 20/06/2020    

11.          PROFESSOR FABIANO ALVES DA SILVA  

12.          VALIDADO EM 22/06/2020

 

 


História 2º Bimestre - Profª Gi


HISTÓRIA – 8º ANO A / B

ATIVIDADES A DISTÂNCIA 2º BIMESTRE.

Atenção queridos alunos:

Leiam com atenção as orientações:

è Assistam as aulas de História no aplicativo Centro de Mídias no canal 8º Ano.

è Fazer a leitura do livro didático PIATÃ – História nas página 89 a 94.
è Responda:

è a) Quem eram os criollos? O que alimentou os sentimentos separatistas entre os criollos?
è b) Faça um resumo da Independência do Haiti. Por que o Haiti foi considerado um caso singular, ou seja, único?
è c) De que modo esses países recém-formados se organizaram politicamente?



Responder no caderno (apenas respostas), e enviar até dia 22/06/2020.
Essa atividade já faz parte do 2º Bimestre.
Não deixar acumular as atividades para não se sobrecarregar.
Bons estudos e não desanimem! Logo estaremos juntos!!!!! S2

                                                                      Professora Gi.

Atividade Geografia - 15/06 a 19/06


PROFESSOR: BARBARA FLORES

DISCIPLINA: GEOGRAFIA

TURMA: 8º A/B

CONTEÚDOS:
- Formas de regionalizar o mundo.
- Contextualizar historicamente a divisão do mundo em relação ao tipo de regionalização.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
- análise e interpretação do texto didático;
- análise e interpretação de mapa

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Desenvolvimento das atividades proposta. Devolutiva através dos canais: app CMSP, e-mail: barbarafba2@gmail.com ; whatsApp, (14) 99106-4171.

Nº DE AULAS PREVISTAS: 4

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 15/06/2020 a 19/06/2020

REGIONALIZAÇÃO COM BASE NO NÍVEL DESENVOLVIMENTO
Uma das regionalizações mais utilizadas atualmente pela mídia e em diversos estudos científicos é a que divide o mundo em países desenvolvidos e países em desenvolvimento. Essa regionalização busca organizar os países com base na qualidade de vida da população e em seu desenvolvimento econômico.
Os países desenvolvidos caracterizam-se por apresentar melhores condições de vida, como educação de qualidade e renda elevada, além do processo de industrialização consolidado. Esses países são centros de decisões de assuntos econômicos e políticos mundiais, além de produtores e detentores de tecnologias de ultima geração. Ex. Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido e Austrália.
Entre os países em desenvolvimento há os que passaram pelo processo de industrialização em meados do século XX, apresentando elevado crescimento econômico posteriormente. Embora haja dinamismo econômico, ainda existem grandes desigualdades sociais a serem superadas, como distribuição de renda. Ex. Brasil, a Argentina, o México, a Turquia e Chile. Há também países que caracterizados pela baixa industrialização e pela elevada concentração de renda. È o caso de muitos países da África, da América e Ásia.
Os países ex-socialistas, que estavam sob influência da União soviética, se encontram, desde 1991 em processo de transição para o capitalismo. Esses países se industrializaram, mas ainda tem dificuldades para se adaptar à economia, por isso são conhecidos como países em transição.

PAÍSES EMERGENTES
Entre os países em desenvolvimento, alguns deles tornaram-se potências  regionais com elevado grau de industrialização e crescimento econômico, influenciando politica e economicamente seus vizinhos. São chamados de países emergentes, que, nos últimos anos tem participado cada vez mais do comercio mundial. Entre eles destacam-se Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que formam o grupo Brics (a sigla reúne as iniciais de cada país, em inglês). Esses países tem um acordo de cooperação econômica.

PAÍSES MENOS DESENVOLVIDOS
O grupo de países menos desenvolvidos engloba países em desenvolvimento que estão em situação de pobreza, com base nos critérios de renda da população, vulnerabilidade econômica e problemas sociais, com má qualidade de saúde e baixa escolaridade.
Essa classificação é utilizada pela ONU (Organização das Nações Unidas). Em 2016, eram 48 países, quase todos localizados na África e Ásia.

ATIVIDADE:
  1. Quais são as características dos países chamados desenvolvidos?
  2. O que são países em transição?
  3. Quais critérios são utilizados para classificar os países menos desenvolvidos?
  4. Observe o mapa abaixo e responda.




a)    Qual foi o critério utilizado para elaborar essa regionalização?
b)    Descreva a classificação de cada um dos países do Brics nessa regionalização.