sexta-feira, 15 de maio de 2020

ARTE - Semana 11 a 15/05

Olá queridos alunos!


Nesta semana você assistiu a aula de Arte do Centro de Mídias SP, retomando nosso estudo sobre música.
Se por acaso não conseguiu assistir não tem problema, assista agora, segue o link:


Depois de assistir a aula:

1- Você deve pesquisar 4 instrumentos musicais indígenas (idiofones, aerofones, membranofones e zumbidores)e depois desenhá-los em seu caderno.

Também deverá responder:

2- Qual ritmo brasileiro tem maior influência da matriz estética indígena?


Faça o registro em seu caderno, depois acesse seu app CMSP e  encontre sua classroom, lá você terá uma atividade idêntica, fotografe seu registro e envie por lá!

Aguardo vocês!

Até!

ATIVIDADE DE PROJETO DE VIDA

TURMAS: 6ºs A e B/ 7ºC/ 8ºA/ 9ºA

COMO SER PROTAGONISTA DA MINHA PRÓPRIA HISTÓRIA?

-Você estás prestes a conquistar seu maior objetivo, mas você precisa sair da sua cidade, deixar sua família, amigos, trabalho, etc. Como você se posiciona diante disso?

-O que tem achado de sua história de vida até aqui? Se você tivesse o poder de escrevê-la de outra forma, como seria? Faça um pequeno relato.

Não esqueçam de colocar a data e anotar tudo no Diário de convivências.
Essa atividade realize no caderno e me mande foto por e-mail ou whatsapp (14) 99644-0762.
Ou pode digitar e mandar nesse mesmo contato.
Beijos amores, estou com saudades, se Deus quiser isso tudo logo vai passar!
Inspirando Jovens

Geografia - atividade (15/05 a 22/05)

PROFESSORA: BARBARA FLORES

DISCIPLINA: GEOGRAFIA

CONTEÚDOS:
- Analisar os deslocamentos populacionais pelo espaço geográfico (migrações e deslocamentos forçados)
- compreender como as migrações se desenvolveram ao longo da historia da humanidade, desde sua dispersão do continente africano até o momento atual.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
- análise e interpretação do texto didático;
- análise e interpretação de mapa.

RECURSOS:
- caderno
- texto didático
- mapa

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Desenvolvimento das atividades proposta. Devolutiva através dos canais: app CMSP, e-mail: barbarafba2@gmail.com ; presencialmente quando as aulas retornarem dessa forma; whastsApp.

Nº DE AULAS PREVISTAS: 04

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 15/05 A 22/05

DISPERSÃO HUMANA PELOS CONTINENTES
Os fluxos migratórios existem desde o surgimento da espécie humana e que sempre estiveram ligadas à busca por melhores condições de vida.
Desde a Pré-História, nossos ancestrais já se deslocavam para atender as suas necessidades. A partir do continente africano os demais foram povoados, sendo o continente americano o ultimo a ser ocupado por nossa espécie.

Comentário da professora: o continente americano é emblemático para o estudo migratório, uma vez que nele houve, até recentemente migrações de todos os tipos e de diferentes povos.

MIGRAÇÕES ATÉ MEADOS DO SÉCULO XX
No século XIX, a Europa teve um grande crescimento demográfico, relacionado ao processo de industrialização e aos progressos na área de saúde. O aumento do desemprego levou muitas pessoas a se deslocar de países europeus para outras áreas do globo, em busca de novas oportunidades de trabalho e de melhores condições de vida. As migrações foram facilitadas pela evolução nos transportes marítimos.
A América, especialmente a partir do século XIX, também foi destino de muitos imigrantes vindos de regiões que passavam por problemas econômicos ou foram abalados por conflitos. Entre os séculos XIX e XX, esse continente recebeu imigrantes alemães, italianos, espanhóis, poloneses, irlandeses, japoneses, sírios, libaneses e outras nacionalidades. De 1815 a 1930, por sua vez, vieram para América cerca de 50 a 60 milhões de pessoas de países europeus, que fugiam de perseguições religiosas, crises econômicas e restrição aos movimentos políticos.
O fluxo migratório europeu para a América se intensificou com a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais. Os migrantes foram atraídos por oportunidades de trabalho divulgadas pelos governos do Brasil, dos Estados Unidos, da Argentina, do Uruguai e do Chile, entre outros países. Muitos alemães, italianos e portugueses, por exemplo, vieram para o Brasil no fim da Primeira Guerra. 


ATIVIDADE 1: Análise de texto e mapa.

  1. Quais motivos levaram tantos europeus a migrarem para a América?
  2. Quais eram as nacionalidades dos imigrantes que chegaram à América nos séculos XIX e XX?
  3. Quais motivos intensificaram o fluxo migratório europeu para a América? Justifique.
  4. Pergunte a sua família, se vocês têm ascendentes originários de países europeus que vieram para o Brasil nessa época. Verifique se eles sabem os motivos que levaram esses parentes a migrar. 


segunda-feira, 11 de maio de 2020

Michelle - Português

Atividades de 11/05 á 15/05


Gênero Dramático

Gênero Dramático (ou Teatral) faz parte de um dos três gêneros literários, ao lado do gênero lírico e épico.
No entanto, o gênero dramático, como o próprio nome indica, são os textos literários feitos com o intuito de serem encenados ou dramatizados. Do grego, a palavra “drama” significa “ação”.
Origem
Desde a Antiguidade o gênero dramático, originário na Grécia, eram textos teatrais encenados essencialmente, como culto aos deuses, os quais eram representados nas festas religiosas.
Entre os principais autores do gênero dramático (tragédia e comédia) na Grécia antiga estão: Sófocles (496-406 a.C.), Eurípedes (480-406 a.C.) e Ésquilo (524-456 a.C.).
A encenação dos textos de gênero dramático tinha o objetivo de despertar emoções na platéia, fenômeno chamado de "catarse".

Principais Características
      Encenação cênica (linguagem gestual e sonoplastia)
      Presença de diálogos e monólogos
     Predomínio do discurso em segunda pessoa (tu, vós)

Atividades

- Pesquise sobre gêneros dramáticos e faça um texto dramático com todas as suas características.

michelleroda@hotmail.com