sexta-feira, 22 de maio de 2020


Projeto de vida

TURMAS: 6ºs A e B, 7ºC, 8ºA e 9ºA
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS:  Estabilidade emocional. Lidar com as emoções de uma maneira previsível e consciente, sem mudar de humor bruscamente. Pode ajudar o aluno a trabalhar seu autocontrole.

Estamos vivendo um momento muito difícil e que nos dá a sensação de que está longe o fim.
O que é quarentena?

Quarentena é uma medida restritiva do trânsito de pessoas em áreas públicas e privadas em busca de diminuir a disseminação do vírus. Quanto menos pessoas circulando, menos o coronavírus se espalha pela população. No Brasil, ela está sendo estipulada por cada estado ou município individualmente, sem determinação federal. Até o meio de abril, 22 estados e o Distrito Federal estavam em quarentena.


Atividade

1-O que você tem sentido diante desse momento?
2-Como você tem aproveitado o seu tempo?
3-E qual lição você está tirando com tudo isso?


Observação: Responda aqui e retorne no e-mail paulafuzinelli36@gmail.com ou nomeanapaulafigueiredo@yahoo.com.br
Ou pelo WhatsApp 14-99644-0762
Se não tiver condições para o retorno por esses meios, faça no caderno e no retorno às aulas, darei o visto.


Super beijo, se cuidem e muitas saudades de todos!!!!!
Professora Ana Paula Fuzinelli Figueiredo

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Geografia - atividade (21/05 a 28/05)


PROFESSORA: BARBARA FLORES

DISCIPLINA: GEOGRAFIA

CONTEÚDOS:
- Formas de regionalizar o mundo.
- Contextualizar historicamente a divisão do mundo em relação ao tipo de regionalização.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
- análise e interpretação do texto didático;
- análise e interpretação de mapa.

RECURSOS:
- caderno
- texto didático
- mapa

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Desenvolvimento das atividades proposta. Devolutiva através dos canais: e-mail: barbarafba2@gmail.com ; whastsApp (14) 99106-4171. 

Nº DE AULAS PREVISTAS: 04

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 21/05 A 28/05

REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO


Uma região corresponde a um agrupamento de áreas como características semelhantes entre si. Essas características podem ser definidas com base em variados critérios: naturais, políticos, econômicos, culturais, de desenvolvimento humano, entre outros.
A regionalização tem por finalidade auxiliar a análise do espaço geográfico. Por se tratar de uma forma de organização do território definida pelos seres humanos, os limites estabelecidos para as regiões podem ser modificados ou atualizados.

Comentário da professora: a regionalização é importante, pois, auxilia na análise do espaço geográfico possibilitando melhor planejamento territorial. Ex. O Brasil é um grande território, para melhor analisa-lo, nos regionalizamos (dividimos) em: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Agrupamos os estados em regiões segundo características comuns, semelhanças. Isso pode ser feito como o espaço mundial também.

Exemplos de Regionalização do Espaço Mundial

A Regionalização mais tradicional que divide o mundo em continentes. Essa divisão leva em conta os critérios físicos, políticos e sociais. Lembre-se que no continente Americano, há a possibilidade de duas subdivisões: Aspectos físicos: (América do Norte, América Central e América do Sul) Aspectos históricos- sociais (América Anglo-Saxônica e América Latina).

Divisão do Mundo no contexto da Guerra Fria, conflito protagonizado no século XX. O Primeiro Mundo correspondia aos países de economia capitalista. O segundo Mundo, os países de economia socialistas. Por fim, o Terceiro Mundo, países capitalista de economia pouco desenvolvida.

Essa divisão foi usada após 1991. Com o tempo essa regionalização se mostrou pouco eficaz diante da realidade. No final do século XX, alguns países considerados “pobres”, como Brasil e China, apresentaram crescimento econômico superior a muitos países desenvolvidos, além de se destacarem industrialmente. E uma nova regionalização vai ser aplicada.
 ATIVIDADE 1: Análise de texto e mapa.

  1. Qual é a finalidade da regionalização do espaço mundial?
  2. Na regionalização mundial utilizada durante a Guerra Fria, o que diferencia os países de Primeiro, Segundo e Terceiro Mundos?
  3. Seguindo a regionalização dos três mapas apresentados, como Brasil está representado em cada um deles. (Ex. primeiro mapa: Brasil – América)


quarta-feira, 20 de maio de 2020

FABIANO ALVES DA SILVA MATEMÁTICA

DIRETORIA DE ENSINO EE _PROFa CLEOMAR DE BARROS CASTILHOS MARQUES

ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE

 

MODELO DE ATIVIDADES À DISTÂNCIA

                PROFESSOR: FABIANO ALVES DA SILVA;  TURMA  8º A

                DISCIPLINA:    MATEMÁTICA     

                CONTEÚDOS:

Congruência de triângulos 

                HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Congruência de triângulos e demonstrações de propriedades de quadriláteros.

Construções geométricas: ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares. DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

(EF08MA14) Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.

(EF08MA15) Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°,60°, 45° e 30° e polígonos regulares.

(EF08MA16) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um hexágono regular de qualquer área, a partir da medida do ângulo central e da utilização de esquadros e compasso.

                RECURSOS:

Livro didático

Caderno do Aluno Pesquisas:

Atividades do Caderno São Paulo faz Escola; Aprender Sempre;

Para pesquisas e vídeo aulas;

Centro de Mídias SP

                AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Caderneta digital e escrita

Realização da atividade no caderno do aluno

Acesso à plataforma etc.

PERÍODO  DE REALIZAÇÃO

25/05/2020 a 29/05/2020            VALIDADO EM 31/05/2020

 


terça-feira, 19 de maio de 2020

Atividade semana 11/05/2020 a 15/05/2020


ATIVIDADES AVALIATIVAS
E.E. PROFª CLEOMAR DE BARROS CASTILHO MARQUES
NOME DO ALUNO:
SÉRIE/ANO:
DATA: ___/___/2020
1º BIMESTRE
NOTA:
NOME DO PROFESSOR: Suzana Regina Silveira Costa Soave
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
(EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais, tais como chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira e outros, de acordo com o tipo de transformação de energia (elétrica para as energias térmica, luminosa, sonora e mecânica).
ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS
ü  Continue sua pesquisa sobre o histórico da energia elétrica assistindo os links disponibilizados e realizando a leitura do texto abaixo;
ü  Copie em seu caderno o selo de consumo de energia elétrica, seus símbolos e o que significam;
ü  Realizem a leitura dos diversos selos, identifique quais consomem maior quantidade de energia elétrica e qual o impacto financeiro de se fazer uso dos eletrodomésticos com os selos de maior consumo;
RECURSOS OU FERRAMENTAS
ü  Utilize o caderno de Ciências para registro das pesquisas e observações realizadas nos vídeos;
ü  Relembrar a aula proposta no aplicativo CMSP do dia 11/05/2020, disponível no canal do CMSP no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=CkQvDkG3bMo)
ü  Assistir os vídeos nos links abaixo:
INSTRUMENTO PARA VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM
ü  A pesquisa e as anotações serão corrigidas assim que retornarmos as aulas, é importante que realizem as atividades semanalmente para que não se acumulem, vocês podem também enviar fotos por whatsapp das atividades realizadas.





segunda-feira, 18 de maio de 2020

Fabiano Alves da Silva MATEMÁTICA

DIRETORIA DE ENSINO EE _PROFa CLEOMAR DE BARROS CASTILHOS MARQUES

ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE

MODELO DE ATIVIDADES À DISTÂNCIA

                PROFESSOR: FABIANO ALVES DA SILVA; 2.            TURMA: 8º A

                DISCIPLINA:               MATEMATICA

                CONTEÚDOS: Probabilidades e estatísticas

                HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Princípio multiplicativo da contagem

Soma das probabilidades de todos os elementos de um espaço amostral

                DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

(EF08MA22)Calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.

                RECURSOS:

Livro didático

Caderno do Aluno Pesquisas:

Atividades do Caderno São Paulo faz Escola; Aprender Sempre;

Para pesquisas e vídeo aulas;

Centro de Mídias SP

https://www.pebsp.com/videos/8o-ano-matematica-principio-multiplicativo-da-contagem-05-05-2020/

                AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Caderneta digital e escrita

Realização da atividade no caderno do aluno

Acesso à plataforma etc.

                PERÍODOD DE REALIZAÇÃO

11/05/2020 a 25/05/2020           

VALIDADO EM 25/05/2020

 


Michelle - Português


Aprenda a usar a vírgula corretamente em 10 regras simples 

1. Enumeração de mais de dois elementos: 

 Ex.: O processo seletivo é composto por (1) teste on-line, dinâmica de grupo (2) e entrevista (3).

2. Para isolar o aposto explicativo (usar duas vírgulas):

Ex.: Salvador, a primeira capital do Brasil, será uma das sedes da Copa 2014. (aposto: a primeira capital do Brasil)

3. Para isolar o vocativo 

Ex.: Eduardo, traga meus documentos até aqui! (vocativo: Eduardo)

4. Para marcar a supressão do verbo em uma oração: 

Ex.: Eu fiz Faculdade de Administração; ele, de Economia. (ele fez - verbo suprimido)

5. Para separar orações que não apresentam conjunções que as interliguem:

Ex.: Decidiu fazer um curso de MBA fora do país, pesquisou, encontrou o mais adequado para sua carreira, fez a prova de seleção, foi aprovado.

6. Para isolar certas expressões exemplificativas e conjunções: Além disso, por exemplo, isto é, ou seja, a saber, aliás, ou melhor, ou antes, com efeito, a meu ver, por assim dizer, por outra, entretanto, no entanto, por isso, logo etc. 

Ex.: O governador, ou melhor, excelentíssimo senhor governador, dará um aumento de 100% à classe policial.

Você precisa se dedicar mais ao curso, escrevendo, por exemplo, mais textos e lendo mais os artigos sugeridos. (duas vírgulas quando o termo aparece no meio da oração).

Vamos viajar para descansar, além disso, para comemorar nosso aniversario de casamento.

7. Antes das conjunções: mas, porém, pois, embora, contudo, todavia, portanto, logo: 

Ex.: Sei que você não gosta de estudar quando é feriado, mas será preciso para fazer um bom exame.

8. Antes de locuções adversativas como "e sim", "e não". Entretanto, não se devem isolar essas locuções adversativas com vírgula. Usa-se somente uma, precedendo-as:

Ex.: Ele comprou um DVD, e não um CD. Ele não fez as tarefas de que foi incumbido, e sim as que ele quis.

9. Para separar, nas datas, o lugar , nos endereços, o número:

Ex.: Belo Horizonte, 13 de novembro de 2008.
Rua da Alegria, nº 30.

10 - Antes de “e”, quando as orações apresentarem sujeitos diferentes ou quando o “e” se repetir:

Ex.: Fez-se o céu, e a terra, e o mar. João escreveu uma carta, e José arrumou a cama.
O uso da vírgula parece ser meio complicado, não é? Mas na verdade o que é complicado não são o seu uso e sim a forma como foi ensinada.


 Lista de exercícios


a)- Possuía lavouras de trigo linho arroz e soja

b) Entra logo meu filho porque está muito tarde. 

c)- Dom Pedro I imperador do Brasil nasceu em Portugal.

d)- O aluno enlouquecido queria decorar todas as regras.

e)- Em suma o concurso foi fraco e as vagas poucas.

f)- O coitadinho era feio feio

g)- Brasília 10 de março de 1996.

h)- Ganhamos pouco; devemos portando economizar.

i)- O dinheiro nós o trazíamos preso ao corpo. 

j)- Amanhã de manhã o Presidente viajará para a Bósnia. 

l)- Ele fez o mar e o céu e a terra e tudo quanto há neles.

m)- Casa de ferreiro espeto de pau. 

n)- A mocinha olhou sorriu piscou os olhinhos e entrou. 

o)- A noite não acabava e a insônia a encompridou mais ainda.

p)- O sinal estava fechado porém os carros não pararam. 

q)- Quanto mais se agitava mais preso à rede ficava.
r)- A riqueza que é flor belíssima causa luto e tristeza. 

s)- Venham gritavam as crianças ver nossos brinquedos

t)- Uns diziam que se matou; outros que fora para Goiás.