PROFESSORA: BARBARA FLORES
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
CONTEÚDOS:
- Formas de regionalizar o mundo.
- Contextualizar historicamente a
divisão do mundo em relação ao tipo de regionalização.
DESENVOLVIMENTO E
ESTRATÉGIAS:
- análise
e interpretação do texto didático;
- análise e
interpretação de mapa.
RECURSOS:
- caderno
- texto didático
- mapa
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Desenvolvimento das
atividades proposta. Devolutiva através dos canais: e-mail: barbarafba2@gmail.com ; whastsApp (14) 99106-4171.
Nº DE AULAS
PREVISTAS: 04
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 21/05 A 28/05
REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO
Uma região corresponde a um agrupamento de áreas como características semelhantes
entre si. Essas características podem ser definidas com base em variados
critérios: naturais, políticos, econômicos, culturais, de desenvolvimento
humano, entre outros.
A regionalização tem por
finalidade auxiliar a análise do espaço geográfico. Por se tratar de uma forma
de organização do território definida pelos seres humanos, os limites
estabelecidos para as regiões podem ser modificados ou atualizados.
Comentário
da professora: a regionalização é importante, pois,
auxilia na análise do espaço geográfico possibilitando melhor planejamento
territorial. Ex. O Brasil é um grande território, para melhor analisa-lo, nos
regionalizamos (dividimos) em: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Agrupamos os estados em regiões segundo características comuns, semelhanças.
Isso pode ser feito como o espaço mundial também.
Exemplos de Regionalização do Espaço Mundial
ATIVIDADE 1: Análise
de texto e mapa.
- Qual
é a finalidade da regionalização do espaço mundial?
- Na
regionalização mundial utilizada durante a Guerra Fria, o que diferencia
os países de Primeiro, Segundo e Terceiro Mundos?
- Seguindo
a regionalização dos três mapas apresentados, como Brasil está
representado em cada um deles. (Ex.
primeiro mapa: Brasil – América)
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