quarta-feira, 22 de julho de 2020

Retomada do conteúdo do 2º Bimestre



DIRETORIA DE ENSINO de JAÚ
EE PROFª CLEOMAR DE B. CASTILHO MARQUES
ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE

Roteiro de Atividade - Retomada de conteúdos do 2º Bimestre – 20/07 à 31/07 (REVISÃO) - História – Profª Gi

CONTEÚDOS:
·         Os processos de independência nas Américas. (Revisão)
·         Independência do Brasil. (Revisão)
·         Retomada de conteúdos.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Assistir as aulas do CMSP nos links abaixo:
Fazer anotações no caderno sobre as aulas.
Ler e responder no caderno as atividades da apostila SP FAZ ESCOLA 8º Ano Volume 2 – parte 2 - Situação de Aprendizagem 1

AVALIAÇÃO
Registro escrito das aulas do CMSP e das atividades da apostila.



Geografia - atividade 22/07


PROFESSOR: BARBARA FLORES

DISCIPLINA: GEOGRAFIA

CONTEÚDOS:
- Indicadores de desenvolvimento econômico e social;
- compreender como é calculado os principais indicadores socioeconômicos: Produto Interno Bruto (PIB), Índice de Gini, Índice de desenvolvimento Humano e Índice de pobreza Multidimensional.
- Compreender a concentração de renda mundial.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
- EF08GE19: Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas acerca da África e América. 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
- análise e interpretação do texto didático;
- análise e interpretação de mapa temático;
- análise de charge.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:  Desenvolvimento das atividades proposta. Devolutiva através dos canais: Google Classroom, e-mail: barbarafba2@gmail.com ; whatsApp, (14) 99106-4171.

Nº DE AULAS PREVISTAS: 8

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 22/07/2020 a 30/072020

INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO

Produto Interno Bruto (PIB)
Um dos principais indicadores de desenvolvimento econômico, o Produto Interno Bruto (PIB) refere-se ao valor total de bens e serviços produzidos no território de um país ao longo do ano. Um país com PIB alto tem mais recursos para investir no desenvolvimento socioeconômico, podendo aprimorar, por exemplo, as áreas de educação e de saúde.
A concentração mundial de renda
A década de 1990 se caracterizou pelo aumento da concentração de riqueza, nos países desenvolvidos, especialmente nos Estados Unidos.
Já nos anos 2000, os países em desenvolvimento apresentaram intenso crescimento econômico, o que melhorou as condições da população geral. Achina, por exemplo, passou de décimo maior PIB mundial, em meados dos anos 1990, para o segundo maior PIB na década de 2000, posição mantida até hoje. No entanto, grande parte de sua população ainda vive em situação de pobreza.

Mapa Mundo: Produto Interno Bruto (PIB) 2019


Índice Gini

A desigualdade de distribuição de renda é analisada pelo Índice Gini, indicador que varia de 0 a 1, com 0 significando igualdade plena e 1 indicando desigualdade máxima. Quanto maior o nível de desenvolvimento de um país, menor ou mais próximo de 0 tende a ser o seu índice Gini e, consequentemente menor é a desigualdade social. O Brasil, apesar de um elevado PIB, apresenta um índice Gini mais desigual do mundo.

Mapa Mundo: Índice Gini

Índices de condições de vida: IDH e IPM
A ONU (Organização das Nações Unidas) criou em 1990, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e, em 2010, o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM).
O IDH é um dos principais indicadores do desenvolvimento socioeconômico de um país. Ele é calculado com base na expectativa de vida; na média de anos de estudo e na expectativa de quantos serão os anos de vida escolar; a na Renda Nacional Bruta. O índice obtido desse cálculo varia de 0 a 1, em que 1 corresponde ao grau mais elevado de desenvolvimento.
O IPM amplia os elementos utilizados no cálculo do IDH por meio da análise das privações da população de um país em relação à saúde, à educação e ao padrão de vida. O IPM considera o percentual de pessoas em situação de pobreza multidimensional, ou seja, de privação de direitos e de serviços essenciais.




ATIVIDADE:
  1. Complete o esquema abaixo, com base nos textos referente aos indicadores:
  1. No mapa mundo Produto Interno Bruto (PIB), indique 2 países com alto PIB e 2 com baixo PIB.
para responder essa questão consulte o atlas escolar, disponível no link: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf

  1. No mapa mundo Índice Gini, qual é o índice do Brasil, analise a distribuição de renda no país, segundo esse indicador.
  2. Observe a charge a seguir e responda:


a)    Qual é a crítica feita nessa charge? 






terça-feira, 21 de julho de 2020

INGLÊS 8 A Profª Gislaine

Hello! Folks! Do a good job, I trust you! 💢

(MANDAR AS FOTOS DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO CADERNO)


LESSON ONE

QUESTIONS AND ANSWERS: I WILL TRAVEL TO...

Imagine a viagem dos seus sonhos, agora, com ajuda de um dicionário, copie no caderno as questões abaixo, traduza e responda:


1. Where will you go on your ideal vacation? What country/city/place?

2. Where will you stay?

3. How will you travel?

4. Who will you go with?

5. What will you do? (no mínimo 3 atividades)

6. What will you be able to taste?

7. How long will you stay there/travel for?

8. What will the weather be like?

9. How will you feel?


segunda-feira, 20 de julho de 2020

Língua Portuguesa - Michelle


TATUAGEM... LIBERDADE DE EXPRESSÃO, APENAS?

Professora Marina Salete Martin
Século XXI – ser moderno é correr riscos, é quebrar tabus, é expressão da nossa liberdade
de ser, de sentir, de “causar”, abalando alicerces tão demodês. É querer deixar nossa marca no
mundo. E como realizar tal desejo?
[...]
Quando o tema é tatuagem, por exemplo, o maior problema é o fato de o jovem (menor
de idade) realizá-la sem o consentimento dos pais. O que é proibido por lei.
É interessante acrescentar ainda que uma boa conversa sobre o assunto vale muito mais que
Um  simples SIM ou NÃO entoado pelo responsável. Esclarecimento é essencial à criança e ao
adolescente , a fim de que eles compreendam que as escolhas implicam arrependimento ou maturidade para assumir a consequência das próprias atitudes comportamentais, num futuro próximo.
Note, entretanto, que o problema não é a tatuagem e, sim, o que essa marca representa:
símbolos que podem exteriorizar elementos preconceituosos, religiosos, racistas, extremistas,
ligados às drogas, ao álcool, à declaração de amor etc.
Segundo o velho clichê, o que REALMENTE importa não é a aparência, mas a essência, co-
nhecer a nós mesmos e o nosso papel na sociedade é fundamental para que não sejamos fantoches da moda ou de um grupo entregue ao non-sense. Procurar informações, conversar com os adultos, com especialistas, antes de tomar qualquer atitude não é dependência, é aprendizado.
(Texto adaptado para essa atividade)

1. Após a leitura do texto, responda às questões propostas.
a) Qual é o ponto de vista da autora, a respeito da tatuagem em menores de idade?

b) Ao se posicionar em relação às intervenções dos responsáveis quanto à tatuagem em menores de idade, a autora sugere que não se trata de dizer sim ou não. Quais aspectos elapropõe que sejam considerados, além desse posicionamento?
c) Releia o último parágrafo do texto. Você concorda com o ponto de vista da autora, sobre
uma possível submissão dos indivíduos a modismos? Comente.

LÍNGUA PORTUGUESA 11

2. Observe a organização do texto. Algumas palavras aparecem destacadas por meio do
uso letras maiúsculas (caixa alta). Esse recurso de expressão produz efeitos de sentido de
a) contraponto de ideias.
b) realce de ideias.
c) repetição de ideias.
d) oposição de ideias.
3. Para responder às questões de 3 a 6, observe o período inicial do texto:
“Século XXI – ser moderno é correr riscos, é quebrar tabus, é expressão da nossa liberdade de ser, de sentir, de “causar”, abalando alicerces tão demodês.”
Os termos sublinhados significam, respectivamente,
a) “provocar desordem” e “sem modos”.
b) “promover conflitos” e “fora de moda”.
c) “chamar a atenção” e “sem modos”.
d) “chamar a atenção” e “fora de moda”.

4. O termo demodê tem origem francesa. Do ponto de vista da variedade linguística, trata-se de um
a) neologismo.
b) estrangeirismo.
c) arcaísmo.
d) erro gráfico.

5. O emprego de aspas no termo “causar” indica que, no texto,
I. trata-se de uma expressão gíria.
II. a autora utilizou o termo equivocadamente.
III. a termo adquire sentido diferente de “motivar”.
São corretas as afirmativas
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.

 CADERNO DO ALUNO
6. Observe o período:
“Note, entretanto, que o problema não é a tatuagem e, sim, o que essa marca representa: símbolos que podem exteriorizar elementos preconceituosos, religiosos, racistas, extremistas, ligados às drogas, ao álcool, à declaração de amor etc.”

A conjunção “entretanto”, em relação à ideia anteriormente expressa no texto, produz
sentido de:
a) explicação.
b) conclusão.
c) consequência.
d) oposição.

ATIVIDADE 3 – UM TEMA, DIVERSOS DISCURSOS E DIFERENTES
PONTOS DE VISTA

Ponto de vista é um modo subjetivo de conceber e analisar um assunto ou problema. O sentido
da expressão “ponto de vista” aproxima-se dos termos “perspectiva”, “avaliação”, “julgamento”,“opinião”.

Nos enunciados a seguir, organizados em diferentes gêneros textuais e discursivos, eviden-
ciam-se pontos de vista variados acerca do tema “tatuagem”. Leia-os para desenvolver as ativi-
dades propostas.

Texto 1 – “Ser tatuador é...” Continue o texto.
Essa atividades encontra-se no caderno do aluno  volume 1 páginas 10,11,12