segunda-feira, 20 de julho de 2020

Língua Portuguesa - Michelle


TATUAGEM... LIBERDADE DE EXPRESSÃO, APENAS?

Professora Marina Salete Martin
Século XXI – ser moderno é correr riscos, é quebrar tabus, é expressão da nossa liberdade
de ser, de sentir, de “causar”, abalando alicerces tão demodês. É querer deixar nossa marca no
mundo. E como realizar tal desejo?
[...]
Quando o tema é tatuagem, por exemplo, o maior problema é o fato de o jovem (menor
de idade) realizá-la sem o consentimento dos pais. O que é proibido por lei.
É interessante acrescentar ainda que uma boa conversa sobre o assunto vale muito mais que
Um  simples SIM ou NÃO entoado pelo responsável. Esclarecimento é essencial à criança e ao
adolescente , a fim de que eles compreendam que as escolhas implicam arrependimento ou maturidade para assumir a consequência das próprias atitudes comportamentais, num futuro próximo.
Note, entretanto, que o problema não é a tatuagem e, sim, o que essa marca representa:
símbolos que podem exteriorizar elementos preconceituosos, religiosos, racistas, extremistas,
ligados às drogas, ao álcool, à declaração de amor etc.
Segundo o velho clichê, o que REALMENTE importa não é a aparência, mas a essência, co-
nhecer a nós mesmos e o nosso papel na sociedade é fundamental para que não sejamos fantoches da moda ou de um grupo entregue ao non-sense. Procurar informações, conversar com os adultos, com especialistas, antes de tomar qualquer atitude não é dependência, é aprendizado.
(Texto adaptado para essa atividade)

1. Após a leitura do texto, responda às questões propostas.
a) Qual é o ponto de vista da autora, a respeito da tatuagem em menores de idade?

b) Ao se posicionar em relação às intervenções dos responsáveis quanto à tatuagem em menores de idade, a autora sugere que não se trata de dizer sim ou não. Quais aspectos elapropõe que sejam considerados, além desse posicionamento?
c) Releia o último parágrafo do texto. Você concorda com o ponto de vista da autora, sobre
uma possível submissão dos indivíduos a modismos? Comente.

LÍNGUA PORTUGUESA 11

2. Observe a organização do texto. Algumas palavras aparecem destacadas por meio do
uso letras maiúsculas (caixa alta). Esse recurso de expressão produz efeitos de sentido de
a) contraponto de ideias.
b) realce de ideias.
c) repetição de ideias.
d) oposição de ideias.
3. Para responder às questões de 3 a 6, observe o período inicial do texto:
“Século XXI – ser moderno é correr riscos, é quebrar tabus, é expressão da nossa liberdade de ser, de sentir, de “causar”, abalando alicerces tão demodês.”
Os termos sublinhados significam, respectivamente,
a) “provocar desordem” e “sem modos”.
b) “promover conflitos” e “fora de moda”.
c) “chamar a atenção” e “sem modos”.
d) “chamar a atenção” e “fora de moda”.

4. O termo demodê tem origem francesa. Do ponto de vista da variedade linguística, trata-se de um
a) neologismo.
b) estrangeirismo.
c) arcaísmo.
d) erro gráfico.

5. O emprego de aspas no termo “causar” indica que, no texto,
I. trata-se de uma expressão gíria.
II. a autora utilizou o termo equivocadamente.
III. a termo adquire sentido diferente de “motivar”.
São corretas as afirmativas
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.

 CADERNO DO ALUNO
6. Observe o período:
“Note, entretanto, que o problema não é a tatuagem e, sim, o que essa marca representa: símbolos que podem exteriorizar elementos preconceituosos, religiosos, racistas, extremistas, ligados às drogas, ao álcool, à declaração de amor etc.”

A conjunção “entretanto”, em relação à ideia anteriormente expressa no texto, produz
sentido de:
a) explicação.
b) conclusão.
c) consequência.
d) oposição.

ATIVIDADE 3 – UM TEMA, DIVERSOS DISCURSOS E DIFERENTES
PONTOS DE VISTA

Ponto de vista é um modo subjetivo de conceber e analisar um assunto ou problema. O sentido
da expressão “ponto de vista” aproxima-se dos termos “perspectiva”, “avaliação”, “julgamento”,“opinião”.

Nos enunciados a seguir, organizados em diferentes gêneros textuais e discursivos, eviden-
ciam-se pontos de vista variados acerca do tema “tatuagem”. Leia-os para desenvolver as ativi-
dades propostas.

Texto 1 – “Ser tatuador é...” Continue o texto.
Essa atividades encontra-se no caderno do aluno  volume 1 páginas 10,11,12

Nenhum comentário:

Postar um comentário