terça-feira, 5 de maio de 2020

 PROFESSOR: BARBARA FLORES

      DISCIPLINA: GEOGRAFIA
     
      CONTEÚDOS:
- mudanças no perfil demográfico.
- analise de pirâmides etárias;
-    - hipóteses que levam a essas transformações e consequências dessas transformações.

      HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: EF08GE03: Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, aplicar os indicadores demográficos e analisar as mudanças sociais, culturais, políticas, ambientais e econômicas decorrentes da transição demográfica, em diferentes regiões do mundo.

      DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
- assistir vídeo aula CMSP (04/05)
- sistematização de categorias da demografia como crescimento vegetativo (positivo e negativo), taxa de natalidade e mortalidade entre outros.
-    - leitura e analise das Pirâmides Etárias do Estado de São Paulo.

      RECURSOS:
- caderno
-     - imagens de Pirâmides Etárias.

     AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Desenvolvimento das atividades propostas. Devolutiva através dos canais: app CMSP, e-mail: barbarafba2@gmail.com ; presencialmente, quando as aulas retornarem dessa forma.

    Nº DE AULAS PREVISTAS: 2

    PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 05/05 a 11/05/2020

Retomar os conceitos demográficos passado em aula (segue aqui também)

Crescimento vegetativo: quando o número de mortes é inferior ao de nascimentos. Porém o crescimento pode ser negativo, isso ocorre quando o número de mortes é superior ao de nascimentos.
Natalidade: número de nascimentos. Geralmente mais alto em países em desenvolvimento e menor em países desenvolvidos.
Fecundidade: número médio de filhos que cada mulher teria.
Mortalidade infantil: número de crianças que morreram no primeiro ano de vida a cada mil nascimentos.
Expectativa de vida: média de anos que a população de um país ou de uma região vive.
Pirâmides Etárias: São indicadores populacionais que, por meio de gráficos, permitem a análise da dinâmica populacional de um determinado local segundo faixas etárias (idades) e de sexo.

Interpretando uma pirâmide etária:
- quando a base da pirâmide (parte de baixo) de um país sofre transformações, interpretamos que há mudanças na taxa de natalidade.
- o estreitamento da base da pirâmide é uma evidência da queda de natalidade e indica uma parcela menor de crianças e jovens no conjunto da população.
- Se o topo da pirâmide é estreito em relação a base, a taxa de mortalidade está elevada e a expectativa de vida é baixa.

Atividade 1: análise pirâmide etária do Estado de São Paulo.



FONTE: ibge.gov.br

Temos aqui, a pirâmide atual (2020), e uma projeção para 2060, levando em consideração o ritmo de crescimento e a dinâmica demográfica do Estado.
Faça uma análise das duas pirâmides, como a população esta distribuída nas faixas etárias, podemos considerar o Estado de SP, jovem, adulto ou idoso. Quais são as consequências desse tipo de dinâmica (que tipo de problemas ou vantagens podem ser apresentadas), quais são as hipóteses (o por que dessa estrutura da relação base e topo)  para a mudança apresentada na projeção de 2060. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário